E-book X Livro Físico

Oioi gente!

A dúvida cruel que muitos leitores passam é decidir entre o livro físico ou e-book. É pecado abrir mão do livro que está sempre ali, sendo seu companheiro de todas as horas, nos momentos bons e ruins e se render a um e-book? Traição? Aquela velha história de trocar o mais velho pelo mais novo?

Sou muito suspeita para falar, porque não abandono meus livros por nada. Meu maior orgulho é olhar para minha pequena estante e vê-la se expandindo aos poucos. Mas preciso ser sincera nesse relacionamento e dizer que tenho algumas recaídas e me encontro as escondidas com vários e-books.

Para acabar de vez com essa indecisão (ou aumentá-la ainda mais), fiz um top cinco com as vantagens e desvantagens de cada um.

Livro Físico: Vantagens.

Cheirinho de novo;

Dá para abraçar quando estiver carente;

Ninguém vai roubar seu livro se estiver lendo na rua;

Vários marca páginas personalizados que você mesmo pode fazer;

Tem coisa melhor do que ter uma estante cheia de livros e poder organizá-los de várias formas? Eu acho que não.

Desvantagens.

Ocupa muito espaço e provavelmente você terá que comprar uma estante;

Não dá para levar todos os livros para viajar (se tiver muitos);

Alguns são bem mais caros que e-books;

Não dá para criar links e se quiser marcar trechos vai ter que sair do lugar e buscar uma caneta (e um papel, porque ninguém merece fazer anotação no livro);

Tem que tirar poeira e ter cuidado com as traças.

E-book: Vantagens.

Não ocupa muito espaço;

Dá para carregar centenas de e-books no celular ou e-reader;

Mais barato;

Dá para criar links, marcar trechos e compartilhar sem sair do lugar ou precisar buscar papel e caneta;

Não precisa tirar poeira e traça nem chega perto.

Desvantagens:

Não tem cheiro de novo;

Nada de marca páginas personalizado;

Não fica fofo abraçar o celular ou o e-reader, ele não te consola;

Pode ter seu celular ou e-reader roubado;

Não dá para ter estante fofa no quarto.

ebook-ou-livro

Agora é a vez de vocês: quais os seus favoritos?

~Duda Almeida

2 comentários sobre “E-book X Livro Físico

  1. Oi Duda, adorei o post, realmente está é uma questão polêmica. Eu tenho muuuuuuitos livros físicos, mas tenho muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais ebooks. Quando viajo, consigo levar um livro físico, mas levo centenas de ebooks. Com as parcerias do blog, é inevitável ler os ebooks, mas jamais abrirei mão do livro físico. Já tenho no meu histórico de leitura, alguns livros que li em ebook e gostei tanto que comprei o físico só pra ter. Então para concluir, o ebook facilita nossa vida, mas o físico vai ser sempre o queridinho.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Viviane!
      O bom do Ebook é que dá para virar a noite lendo sem a minha mãe aparecer para apagar a luz e me mandar dormir haha
      Mas é verdade, o livro físico sempre será o queridinho. Cheiro de livro novo nem se compara haha e eu sou dessas que compra livro no Shopping, abre e cheira na frente de todo mundo.
      Beijinhos virtuais!

      Curtir

Deixe um comentário

