[Resenha] A Vez de Anne — Mônica Meirelles

Adivinha quem resolveu começar o ano com o pé direito e finalmente escrever a resenha desse livro maravilhoso? Eu mesma, Atrasada Mello.

Não usarei o trocadilho super sem graça sobre agora ser realmente A Vez de Anne — já era, perdão – porque esse livro vai me render muito assunto pra discutir com vocês. Então, bora lá?

unnamed
O problema não é estar grávida do ex que Anne não ama mais. O problema também não é se apaixonar por um homem mais velho, estranho, que do nada some e não se explica.
O problema é estar grávida e perder a liberdade, é ver as pessoas que ela considera amigos lhe virarem as costas, é ser traída, ser enganada, é se sentir insegura e abandonada, é não saber o que esperar das pessoas e da vida. No entanto, o problema, antes de tudo, é precisar fazer escolhas e não saber que escolhas fazer, escolhas essas que possibilitará ou não a sua vez de ser feliz, A vez de Anne.

Editora: Alvo Editorial     Páginas: 300     Ano: 2016     Gênero: Romance     Autor: Mônica Meirelles

Amazon     Alvo Editorial

Página do Facebook

Annelise ou apenas Anne, é uma jovem gaúcha no auge dos seus 19 anos. No começo da trama, vive uma situação complicada com seu agora ex namorado, Vitor, que traia a nossa protagonista com uma de suas melhores amigas. Sim, a história tem dessas tretas!

No carnaval, Anne, seus pais, seu irmão mais novo e sua melhor amiga, Lucy, partem em uma viagem para o Rio de Janeiro. Nesse tempo, Anne descobre que está grávida do safadoidiotatraidorimoralridiculoescroto Vitor, seu ex-namorado. Na mesma perspectiva, Anne conhece Daniel, um médico que de imediato já rouba seu coração.

Sempre que eu perguntava à minha mãe, ela me dizia que não tinha como descrever a dor do parto, que nós acabávamos esquecendo que sabíamos que sentimos a dor, mas não sabíamos descrever a intensidade porque o prazer que vem depois apaga tudo que sentimos na hora.”

Eu confesso que no começo não gostei da Anne, mas foi puro capricho meu. Estou acostumada com protagonistas destemidas e que possuem as características que eu mais admiro. Porém, eu também sei que não gostei da Anne por ela parecer comigo e pela sucessão de erros que eu também cometeria no lugar dela. Vou explicar.

Quando disse anteriormente que tinha muito o que falar, era verdade. Foi gratificante ver a Anne amadurecer e isso foi mostrado de maneira gradual. Ela estava grávida aos 19 anos e os problemas não se resolveriam ao raiar do dia, como em muitas tramas. O processo foi lento, doloroso e transformador, assim como qualquer amadurecimento. Amadurecimento real, é tudo sobre isso. No começo vemos uma garota perdida e até mesmo um tanto fútil, que deposita sua vitalidade em um homem que possa fazer a mesma se sentir viva, justamente pelas marcas da traição. Homem esse que vive perdendo de vista e é aí que você começa a sentir, junto com ela, toda a frustração. Em alguns momentos eu odiei muito o Daniel, confesso.

É engraçado como alguns “amigos” se afastam de nós quando deixamos de ser legais na visão deles ou quando não somos mais o que eles querem que sejamos.”

Mais uma coisa interessante: os personagens são bem reais. Sempre há aquela coisa própria de clichês românticos: o perfeitinho e príncipe encantado que livra a mocinha do perigo que o bandido oferece. Porém, nesse caso, a gente percebe que é só questão de perspectiva. E esse amadurecimento que falei antes, não se atribui só a Anne. Podemos ver isso brotando em cada um dos personagens, de maneiras distintas. Isso se torna bem evidente ainda mais na relação da Anne e Daniel, que passa por muitas coisas durante a trama. Se eles ficam juntos? Prefiro não revelar, apenas deixo claro que essa historia vale a pena, de verdade.

Outra coisa (e a última, prometo) é que a história expôs um gatilho interessante: o assédio. Anne passa por uma situação constrangedora com seu chefe, assim que eles começam a trabalhar na mesma sala. As pessoas pra quem ela conta sobre os frequentes assédio que sofria, não dão tanta importância e fazem pouco caso, até a situação ficar mais séria. Eu não esperava essa jogada da autora e foi uma coisa que me deixou bem chocada, porque eu via como Anne tentava contornar tudo para o bem de todos e como nada adiantava para resolver aquele problema. Doeu em mim e nesse momento eu senti a apatia que aprendi a sentir pelo próximo e de como queremos proteger todo mundo disso. É algo para se refletir.

“A Vez de Anne” reúne muitos ensinamentos interessantes em uma quantidade razoável de páginas, aprendemos sobre as dificuldades que a vida oferece e que nem sempre isso significa o fim de tudo. É uma leitura gostosa, o período que o neném da Anne nasce é bem gostoso de se ler e cada mudança é bem satisfatória. Fala sobre se anular para fazer as vontades da sua família e de quem importa para você, mostra o embate entre tomar decisões adultas e racionais ou seguir o coração e nos deixa com uma esperança porque quando o verdadeiro amor existe, ele acontece, não importa quando. Sem mais.

Tu já deste o primeiro passo, que foi esquecer que a birra com teu irmão. O segundo, que foi escolher não ficar com um homem que não ama. O terceiro, que foi afirmar para si mesma que não gosta da faculdade que faz. Agora tu és mãe. Agora tu és dona de uma família. Agora é sua vez, Anne, sua vez de construir sua felicidade.”

Ufa, agora foi. Nem ficou tão grande assim, né? Mas e aí, ficou com vontade de ler também? Garanto que dá pra se surpreender. Me contem o que acharam e se já leram esse livro, sempre temos muitas impressões para trocar, não é mesmo? Eu espero, de coração que vocês tenham gostado!

30 comentários sobre “[Resenha] A Vez de Anne — Mônica Meirelles

  1. Olá
    Eu não conhecia esse título, mas fiquei apaixonada pela capa e pela premissa também. Com certeza fiquei com vontade de ler, ainda mais depois de ler suas impressões e tenho certeza de que irei me surpreender sim! De fato, deve nos trazer muitos ensinamentos, entre outros aspectos.
    Beijos, Fer
    http://www.segredosemlivros.com

    Curtir

    • Olá!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e que tenha aparecido uma vontade de ler. Espero que goste se tiver a chance e eu agradeço muito pelo comentário!
      Um beijo.

      Curtir

  2. Esse livro aparentemente nos mostra bem o que uma mãe solteira muitas vezes passa, principalmente nos dias de Hoje (que não deveria mais acontecer, mas acontece), ninguém deveria se sentir sozinha numa gravidez, e sobre o que você citou do assédio, as pessoas não dão bola até que acontece com elas! Já vi casos de assédio velado, que aos olhos de alguém de fora não parecia , mas para quem tinha sofrido era sim um assédio! Vou com certeza procurar esse livro para ler!
    bjss

    Curtir

    • Olá!
      Realmente, muita coisa acontece na vida de uma jovem grávida. A sociedade ainda trata o nascimento do filho e a criação do mesmo como papel principal da mãe, sendo que ambos, obrigatoriamente, deveriam ter o mesmo peso na vida da criança. E mesmo isso acontecendo, a mulher ainda passa por situações bem chatas e muitas vezes são vítimas de diversos tipos de preconceitos. Sim, no caso do assédio, me deu muita agonia porque você acaba querendo entrar ali e defender a personagem porque nem as pessoas que ela ama e confia acreditam nela. É algo triste, mas infelizmente como você citou, vive acontecendo.
      Espero que goste do livro se tiver a oportunidade de ler. Obrigada pelo comentário. ❤
      Beijo!

      Curtir

  3. Ser mãe nos dias de hoje, nessa idade, é algo tão comum e tão pouco mencionado, que ao ler essa resenha consegui pensar em todas as mães solteiras representadas. Acho que o gatilho de assédio me deixaria desconfortável, mas definitivamente é uma obra que me atrai.

    Curtir

    • Olá!
      Sobre o assédio: realmente é algo que te deixa desconfortável. E você se questiona e até fica com raiva dos outros personagens por eles não acreditarem ou fazerem pouco caso da situação. Mas depois a gente entende e até analisa o quanto esse debate ainda é complexo e pouco abordado.
      Fico feliz que tenha deixado um comentário e espero que tenha gostado da resenha.
      Um beijo!

      Curtir

  4. Olá, tudo bem com você?
    Eu não conhecia esse livro mas eu já adorei essa capa kkk,bem marcante. Gravidez aos 19 anos e algo bem delicado e uma jovem (Minha opinião) nunca está porta para fazer o papel de mãe. Fico contente que a protagonista consiga amadurecer ao redor do passar das páginas. Espero poder ler a obra em breve e gostar tanto quanto você adorou. Até mais ver
    Bjks

    Curtir

  5. Não conhecia esse livro mas a sua resenha me deixou muito interessada. Adoro títulos onde acompanhamos o amadurecimento dos personagens. A cartada do assédio é algo impactante em um livro mas que infelizmente acontece muito na vida real. Espero ter a oportunidade de ler e gostar tanto quanto você. Beijo!

    Curtir

    • Espero que goste o tanto quanto eu gostei. E se gostou das frases que selecionei, vai encontrar bem mais delas durante a leitura e mais ensinamentos do que possa imaginar. Obrigada pelo comentário e fico imensamente feliz que tenha gostado.

      Curtir

  6. OI,

    Gostei da capa do livro e da premissa da história. Traição e a melhor amiga no meio, um drama vivido por muitas mulheres.Gravidez aos 19 anos foram os dilemas vividos por várias adolescentes. Adorei a resenha. Livro colocado na lista de desejados.

    Beijus
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    Curtir

  7. Oi, gostei muito da resenha, nunca tinha visto um livro que a personagem principal tivesse ficado grávida, pois em quase todos os livros, as personagens ficam grávidas apenas no fim, deve ser uma leitura importante, perceber tudo que a protagonista passa com sua gravidez precoce, pretendo dar um chance ao livro, beijos.

    Curtir

  8. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa já na sinopse. Uma das coisas que eu mais gosto e admiro num livro é o amadurecimento dos personagens, então, quando você disse que a Anne amadurece aos poucos, como uma pessoa real (ninguém muda do dia pra noite, né?), fiquei ainda mais animada. E ver que o livro te encantou e mexeu tanto contigo me deixou ainda mais curiosa. Quero pra ontem!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    Curtir

  9. Acho que sou como você: acabo não gostando muito de personagens que não tem as características que mais gosto, e isso é um problema. No entanto, diferente de você, acho mais fácil gostar quando me identifico com a personagem. E que ótimo que Anne vai amadurecendo, isso é mega importante para o desenvolvimento de uma história. A história parece ser bem legal pelo seu resumo e opinião, e é incrível como pouco conhecemos bons títulos como esse.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    Curtir

  10. A capa do livro é bem bonita, transmite uma certa calma que, pelo que vi da sinopse, não é real.

    Gostei muito da sua resenha, transformou um livro que eu provavelmente não me interessaria em interessante. No final das contas, mesmo ela não sendo uma protagonista destemida, ela ainda é corajosa de enfrentar todos os problemas que surgem, mesmo que seja à sua maneira delicada e preocupada.

    Abraços!
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com

    Curtir

  11. Primeiro tenho que dizer que essa capa é muuito linda. Eu não conhecia o livro e lendo sua resenha vejo que pode ser uma leitura proveitosa para mim também. Gosto do assunto abordado e tenho amigas que foram mães muito jovens, tendo que lidar com muitas barras sozinhas. Gostei da dica e já anotei 😀
    Beijos!

    Curtir

    • Vocês realmente gostam da capa, não é? Haha, é linda mesmo. Que bom que gostou da dica, fico feliz. Quem sabe depois de ler você entenda ainda mais sobre isso e ajude ainda mais suas amigas, não é? Espero que goste do livro e fico feliz pelo feedback. Fique a vontade para voltar sempre, haha. ❤
      Beijos!

      Curtir

  12. Olá, tudo bem?
    Preciso confessar que não gosto muito de histórias que envolvem gravidez, mas essa história me pareceu interessante pelos pontos que você destacou em sua resenha. Gosto muito quando os autores criam personagens e conflitos bastante reais, e fico feliz de saber que encontrarei isso na leitura. Achei ótimo também a autora abordar um pouco o assédio no trabalho, já que isso é algo que acontece muito e nem todos dão a devida importância. Enfim, deve ser gostoso presenciar o amadurecimento de Anne nessa jornada e espero conferir um dia.

    Beijos! ♥

    Curtir

  13. Olá,
    Desconhecia a obra e a autora e fiquei feliz pela oportunidade que o blog me proporcionou de saber mais sobre ambos.
    Adorei a premissa do livro e estou curiosa para saber mais sobre as atitudes de Anne no decorrer da obra, seus erros e acertos e como irá ficar seu coração diante de escolhas tão complexas. Sem contar que ela cresce bastante e você diz que os personagens são bem reais.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    Curtir

  14. Oi Ms. Brightside, como está?
    Primeiro, amei o nick. Segundo, eu meio que ouvi falar desse livro há algum tempo, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Terceiro, a resenha despertou um bocado de interesse, ainda mais pelos pontos que tu destacou na mesma, o que por si só é uma façanha, considerando o teu comentário sobre alguns livros resolverem as coisas rápido demais.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky…
    http://rillismo.blogspot.com

    Curtir

    • Olá, Renata. Estou muito bem, e você? Espero que esteja bem também!
      Haha, então acho que conhece a música do The Killers, não é?
      Espero que tenha a oportunidade de ler A Vez de Anne e que observe mais de perto os pontos que ressaltei e destaque os seus que vierem a mente. É livro que no começo parece ser superficial, mas há algumas mazelas no enredo que por mais que não sejam exploradas intimamente (até porque não sei se seria algo legal), você acaba conseguindo entender a essência de tudo.
      Espero que tenha gostado da resenha e muito obrigada pelo seu comentário.
      Beijo!

      Curtir

  15. Oie,
    Nunca vi nada sobre o livro, mas achei a capa linda e a premissa muito boa. Sua resenha está maravilhosa e não tem como eu não querer ler depois de seus elogios! Já adicionei para poder comprar e ler sobre a jornada da Anne em breve, espero gostar tanto quanto você.

    Curtir

  16. Oi! Sinceramente, não tenho nem um pouco de interesse na leitura deste livro, mas gostei tanto do jeito que você escreve que fui até o fim da resenha pra saber das suas impressões. Amei você divulgando e enaltecendo a história da Anne. Abraço!

    Curtir

  17. Oieee
    Tudo bom?
    Sua resenha ficou minúscula. Hehehe
    Bom eu gosto de personagens que crescem durante a trama e se parecem com a gente com seus defeitos e qualidades.
    Fiquei doida pra saber como decorre a gravidez dela e se fica com Daniel.
    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

